Slide

Construção da Unidade de Triagem e Reciclagem de resíduos sólidos

Está sendo construída na Rua Carlos Eduardo s/nº, Jaçanaú na cidade de Maracanaú - CE.

História e Vida

Desde sua fundação Emaús Maracanaú tem desenvolvido atividades direcionadas a capacitação profissional de jovens e sua inserção no mercado de trabalho.

Curso ADM

Alunos do curso Assistente Administrativo

Feira Solidária 2011

Realizada na Praça da Gentilândia, em Fortaleza.

Emaús é notícia na TV Diário

A reportagem aconteceu em 2010, e mostrou o trabalho que vem sendo realizado pela instituição.

Curso de Manutenção de Computadores

Em parceria com o Centro Comunitário Santa Maria, CCSM, Emaús vem oferecendo diversos cursos voltados para a qualificação profissional através do projeto Criando Oportunidades.

Curso de Mecânica de Máquinas de Costura Industrial

Na foto, aluno do curso de mecânica de máquinas de costura. Turma de 2009.

27 de nov. de 2012

PROGRAMA JOVEM APRENDIZ (Lei Federal nº 10.097/2000)


PROGRAMA JOVEM APRENDIZ
(Lei Federal nº 10.097/2000)


Acesse aqui o
“MANUAL DE APRENDIZAGEM” e o "ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - E.C.A na íntegra!

  • A ORGANIZAÇÃO SOCIAL:
OS COMPANHEIROS DE EMAÚS é uma organização social sem fins econômicos e lucrativos  que atua no Estado do Ceará desde 1997, criando e aprimorando um conjunto de ações, procedimentos e produtos para a implementação e desenvolvimento de Programas voltados para a "Inclusão Social".

REGISTROS DA INSTITUIÇÃO:

Reconhecida de Utilidade Pública Federal pelo Ministério da Justiça nº 08071.028728/2011-35);  
Considerada de Utilidade Pública Estadual pela Lei nº 14.850 de 28.12.10 (Diário Oficial 30.12.10); 
Considerada de Utilidade Pública Municipal pela lei nº 770 de 06.06.2001;
Registrada no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS)  n° 71010.002324/2006-13;
Registrada no Fichário Central de Obras Sociais do Ceará – F.C.OS.C sob o nº 01.09P.3405/2008;
Registrada no Conselho Municipal de Assistência Social de Maracanaú sob o nº 078/01;
Registrada no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente sob o nº 255 de 03.08.2001;
Registrada no Conselho Municipal de Assistência Social sob o nº 078/01;





Tem como Missão "erguer o homem através do trabalho" e Visão "tornar-se referência no desenvolvimento de programas que gerem trabalho e renda, promovendo assim mudanças sociais".
Nossa entidade tem como eixos estruturantes que apóiam seus programas a Educação para o Trabalho,  Direitos Humanos, Cidadania,  Meio Ambiente e a Geração de Renda. Como foco prioritário o público mais vulnerável encontrado nos processos de exclusão que são os jovens e mulheres.







  • O Programa GENTE JOVEM
Norteado pelo eixo da Educação para o Trabalho, o Programa Gente Jovem é mais uma das iniciativas da organização que surge em resposta à sua missão, visão e às demandas sociais existentes na comunidade, resgatando a cidadania juvenil, promovendo sua organização  e participação em atividades comunitárias, criando  oportunidades para o desenvolvimento de suas habilidades de liderança, cidadania e proporcionando sua capacitação profissional  e viabilizando sua inserção no mercado de trabalho através do Programa Jovem Aprendiz conforme o artigo 429 da CLT de acordo com a (Lei Federal nº 10.097/2000).

Beneficiários do Programa:
Adolescentes de ambos os sexos em situação de vulnerabilidade social, na faixa etária de 16 a 24 anos provenientes de famílias em situação de pobreza, com baixa escolaridade e com poucas chances de acesso à programas de educação profissionalizante.

Metas do Programa:
A meta estabelecida pelo programa é ajudar o maior número possível de adolescentes a romper com o ciclo da pobreza. Pois cremos que o conhecimento é  a chave para romper a pobreza.

Resultados Obtidos:
Desde a sua implementação, o Programa já realizou 16 cursos profissionalizantes, atendendo a 6.500 adolescentes de ambos os sexos, destes 89,9% foram inseridos no mercado de trabalho, sendo que 14,5% foram efetivados.
  • Em quanto tempo o jovem se profissionaliza nos cursos do programa?
Os   cursos têm uma duração mínima de (01) ano, sendo sua carga horária de acordo com a especificidade de cada curso; os cursos oferecidos são: ASSISTENTE ADMINISTRATIVO e AUXILIAR DE VAREJO (Repositor de mercadorias no comércio em geral).
  • Qual a proposta pedagógica dos cursos?
A proposta reconhece que para a formação profissional no cenário atual de mercado, é necessário desenvolver habilidades e capacidades. Com esse propósito, os conteúdos visam o pleno desenvolvimento dos jovens, seja no aspecto pessoal, social e profissional, elevando a auto-estima, desenvolvendo a  sociabilidade dos mesmos e incorporando o aprendizado de uma habilidade para geração de renda, além de estimular o retorno à escola.
  • Como é pensada a inserção no mercado de trabalho?
O programa estimula a proposição de cursos adequados as necessidades e oportunidades no mercado de trabalho local. Graças as parcerias com a SRT - Superintendência Regional do Trabalho (Ministério do Trabalho), SINE/IDT, AEDI - Assoc. das Indústrias dos Dist. Industriais do Estado do Ceará, CDL MAracanaú, empresas de Maracanaú, Pacatuba, Maranguape e Fortaleza que desenvolvem a Responsabilidade Social oportunizam aos adolescentes o ingresso no mercado de trabalho.

Como o Programa é financiado?
A captação de recursos financeiros é direcionada as pessoas físicas e principalmente jurídicas. O modelo de gestão implementado pelo Emaús Maracanaú é apoiado num modelo sistema de informação que garante a eficiência e transparência a todos que contribuem financeiramente com o programa. Trata-se de um mecanismo que permite a partir de um planejamento financeiro, realizar a administração dos recursos e a prestação de contas, respondendo com agilidade às necessidades de cada parceria envolvida. Fornecemos um CERTIFICADO de PARTICIPAÇÃO e um documento comprobatório a empresa para Dedução no Imposto de Renda quando ela destina até 1% de seus impostos. Já as pessoas físicas (funcionários) podem destinar até 6% de seu imposto a entidade Emaús Maracanaú.

Como são financiadas as parcerias?
Graças a essas parcerias com várias empresas que sob o foco da RESPONSABILIDADE SOCIAL, respondem aos nossos apelos é que tem sido possível a realização de vários cursos de capacitação profissional de adolescentes. Elas são realizadas mediante a negociação do tipo de atribuição a que responderá a parceria e formalizada através de um contrato. Quando  o adolescente é inserido na empresa, a Taxa Institucional passa a ser unicamente de responsabilidade da empresa.

Se desejar contratar jovens aprendizes para compor sua cota de "Jovem Aprendiz", basta nos contactar através do fone: (085) 3014 1827 ou nos visitar em nossa sede localizada na Rua 10, nº 207 - Jereissati I na cidade de Maracanaú-CE. Também temos um Núcleo de Qualificação Profissional e Inclusão Produtiva em nossa sede localizada em Fortaleza no endereço: Av. Pres. Castelo Branco, nº 2709 (Pirambu)

aprendizagem_emaus@yahoo.com.br
socialemaus_parcerias@ymail.com
       
www.socialemausmaracanau.blogspot.com