Slide

27 de nov. de 2012

PROGRAMA JOVEM APRENDIZ (Lei Federal nº 10.097/2000)


PROGRAMA JOVEM APRENDIZ
(Lei Federal nº 10.097/2000)


Acesse aqui o
“MANUAL DE APRENDIZAGEM” e o "ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - E.C.A na íntegra!

  • A ORGANIZAÇÃO SOCIAL:
OS COMPANHEIROS DE EMAÚS é uma organização social sem fins econômicos e lucrativos  que atua no Estado do Ceará desde 1997, criando e aprimorando um conjunto de ações, procedimentos e produtos para a implementação e desenvolvimento de Programas voltados para a "Inclusão Social".

REGISTROS DA INSTITUIÇÃO:

Reconhecida de Utilidade Pública Federal pelo Ministério da Justiça nº 08071.028728/2011-35);  
Considerada de Utilidade Pública Estadual pela Lei nº 14.850 de 28.12.10 (Diário Oficial 30.12.10); 
Considerada de Utilidade Pública Municipal pela lei nº 770 de 06.06.2001;
Registrada no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS)  n° 71010.002324/2006-13;
Registrada no Fichário Central de Obras Sociais do Ceará – F.C.OS.C sob o nº 01.09P.3405/2008;
Registrada no Conselho Municipal de Assistência Social de Maracanaú sob o nº 078/01;
Registrada no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente sob o nº 255 de 03.08.2001;
Registrada no Conselho Municipal de Assistência Social sob o nº 078/01;





Tem como Missão "erguer o homem através do trabalho" e Visão "tornar-se referência no desenvolvimento de programas que gerem trabalho e renda, promovendo assim mudanças sociais".
Nossa entidade tem como eixos estruturantes que apóiam seus programas a Educação para o Trabalho,  Direitos Humanos, Cidadania,  Meio Ambiente e a Geração de Renda. Como foco prioritário o público mais vulnerável encontrado nos processos de exclusão que são os jovens e mulheres.







  • O Programa GENTE JOVEM
Norteado pelo eixo da Educação para o Trabalho, o Programa Gente Jovem é mais uma das iniciativas da organização que surge em resposta à sua missão, visão e às demandas sociais existentes na comunidade, resgatando a cidadania juvenil, promovendo sua organização  e participação em atividades comunitárias, criando  oportunidades para o desenvolvimento de suas habilidades de liderança, cidadania e proporcionando sua capacitação profissional  e viabilizando sua inserção no mercado de trabalho através do Programa Jovem Aprendiz conforme o artigo 429 da CLT de acordo com a (Lei Federal nº 10.097/2000).

Beneficiários do Programa:
Adolescentes de ambos os sexos em situação de vulnerabilidade social, na faixa etária de 16 a 24 anos provenientes de famílias em situação de pobreza, com baixa escolaridade e com poucas chances de acesso à programas de educação profissionalizante.

Metas do Programa:
A meta estabelecida pelo programa é ajudar o maior número possível de adolescentes a romper com o ciclo da pobreza. Pois cremos que o conhecimento é  a chave para romper a pobreza.

Resultados Obtidos:
Desde a sua implementação, o Programa já realizou 16 cursos profissionalizantes, atendendo a 6.500 adolescentes de ambos os sexos, destes 89,9% foram inseridos no mercado de trabalho, sendo que 14,5% foram efetivados.
  • Em quanto tempo o jovem se profissionaliza nos cursos do programa?
Os   cursos têm uma duração mínima de (01) ano, sendo sua carga horária de acordo com a especificidade de cada curso; os cursos oferecidos são: ASSISTENTE ADMINISTRATIVO e AUXILIAR DE VAREJO (Repositor de mercadorias no comércio em geral).
  • Qual a proposta pedagógica dos cursos?
A proposta reconhece que para a formação profissional no cenário atual de mercado, é necessário desenvolver habilidades e capacidades. Com esse propósito, os conteúdos visam o pleno desenvolvimento dos jovens, seja no aspecto pessoal, social e profissional, elevando a auto-estima, desenvolvendo a  sociabilidade dos mesmos e incorporando o aprendizado de uma habilidade para geração de renda, além de estimular o retorno à escola.
  • Como é pensada a inserção no mercado de trabalho?
O programa estimula a proposição de cursos adequados as necessidades e oportunidades no mercado de trabalho local. Graças as parcerias com a SRT - Superintendência Regional do Trabalho (Ministério do Trabalho), SINE/IDT, AEDI - Assoc. das Indústrias dos Dist. Industriais do Estado do Ceará, CDL MAracanaú, empresas de Maracanaú, Pacatuba, Maranguape e Fortaleza que desenvolvem a Responsabilidade Social oportunizam aos adolescentes o ingresso no mercado de trabalho.

Como o Programa é financiado?
A captação de recursos financeiros é direcionada as pessoas físicas e principalmente jurídicas. O modelo de gestão implementado pelo Emaús Maracanaú é apoiado num modelo sistema de informação que garante a eficiência e transparência a todos que contribuem financeiramente com o programa. Trata-se de um mecanismo que permite a partir de um planejamento financeiro, realizar a administração dos recursos e a prestação de contas, respondendo com agilidade às necessidades de cada parceria envolvida. Fornecemos um CERTIFICADO de PARTICIPAÇÃO e um documento comprobatório a empresa para Dedução no Imposto de Renda quando ela destina até 1% de seus impostos. Já as pessoas físicas (funcionários) podem destinar até 6% de seu imposto a entidade Emaús Maracanaú.

Como são financiadas as parcerias?
Graças a essas parcerias com várias empresas que sob o foco da RESPONSABILIDADE SOCIAL, respondem aos nossos apelos é que tem sido possível a realização de vários cursos de capacitação profissional de adolescentes. Elas são realizadas mediante a negociação do tipo de atribuição a que responderá a parceria e formalizada através de um contrato. Quando  o adolescente é inserido na empresa, a Taxa Institucional passa a ser unicamente de responsabilidade da empresa.

Se desejar contratar jovens aprendizes para compor sua cota de "Jovem Aprendiz", basta nos contactar através do fone: (085) 3014 1827 ou nos visitar em nossa sede localizada na Rua 10, nº 207 - Jereissati I na cidade de Maracanaú-CE. Também temos um Núcleo de Qualificação Profissional e Inclusão Produtiva em nossa sede localizada em Fortaleza no endereço: Av. Pres. Castelo Branco, nº 2709 (Pirambu)

aprendizagem_emaus@yahoo.com.br
socialemaus_parcerias@ymail.com
       
www.socialemausmaracanau.blogspot.com


2 comentários:

COMO FAÇO A INSCRIÇÃO DO JOVEM APRENDIZ ?

quero participar do Jovem Aprendiz, como faço?

Postar um comentário